O que é cirurgia endoscópica?

Microcirurgia, estereotaxia e cirurgia endoscópica são exemplos de técnicas cirúrgicas.

Com o avanço das técnicas, hoje para cada doença há diversas formas de tratamento cirúrgico. Cabe ao médico informar as técnicas disponíveis e optar junto ao paciente pela melhor forma de tratamento.

Com o aprimoramento do endoscópio, hoje é possível atingir resultados semelhantes ou até melhores que técnicas mais invasivas.

O que é um endoscópio?

É um tipo de instrumento usado para visualizar dentro das pessoas. O nome endoscopia significa literalmente olhar para dentro.

Em várias áreas da medicina a endoscopia é utilizada e, para cada especialidade, há um endoscópio diferente. Só na neurocirurgia existem 3 grupos de endoscópios diferentes, um para o cérebro (p. ex. para tratamento de hidrocefalia), um para cirurgias endonasais (p. ex. para tratamento de tumores de hipófise) e um para coluna (para tratamento de hérnia de disco).

Como funciona o endoscópio?

Normalmente é feito de um tubo rígido com lentes, que serve tanto para iluminar quanto para visualizar através do acoplamento de uma câmera.

IMG-2874

Cirurgia de hipófise por endoscopia

Câmera? O neurocirurgião faz a cirurgia assistindo pela televisão então?

Sim! A parte da cirurgia em que se usa o endoscópio é feita com as mãos nos instrumentos mas com os olhos em um monitor de alta resolução.

 

IMG-7646

A: Local onde encaixa a câmera; B: Local por onde entra a iluminação; C: Local por onde sai a iluminação e entra a imagem

Qual a vantagem?

A vantagem das cirurgias endoscópicas é que, pelo fato do instrumento ser fino e ter iluminação própria, é possível fazer algumas cirurgias com incisões muito menores, com menor dano colateral. É um importante instrumento nas cirurgias minimamente invasivas.

 

Quais exemplos de cirurgias endoscópica?

Um exemplo em que o endoscópio foi muito útil foi em várias cirurgias de base de crânio, como cirurgia para retirada de tumores de hipófise (leia mais no Post Fui diagnosticado com um adenoma de hipófise. E agora?). É possível, com essa técnica, retirar o tumor sem deixar cicatrizes externas.

Outro exemplo de uso é para o tratamento de alguns tipos de hidrocefalia, que pode substituir em alguns casos a técnica na qual se precisa deixar implantada uma válvula de pressão permanente.

Um terceiro exemplo seria a endoscopia de coluna, que usa um endoscópio para retirar hérnia de disco, com incisões minúsculas na pele e menor dor na recuperação pós operatória.

 

O endoscópio pode ser utilizado sempre?

Sempre é uma palavra bem delicada em medicina… E isso é importante! Existem casos em que não é possível o uso da técnica endoscópica e o seu neurocirurgião pode explicar o porquê.

2 respostas para ‘O que é cirurgia endoscópica?

  1. Valdirene de Jesus Martins Vieira

    Oi achei tudo muito interessante, minha fica tem epilepsia, ela está com 32 anos e até hj sem um diagnóstico preciso devido não acusar nada nos exames realizados.
    Foram feitos vários por todo esse tempo e nada,porém ela tem as crises todos os dias ao acordar ,quando tem dor ou cansaço ao correr. Me interessei por tudo que li. Qualquer coisa nova me ajudem

    Curtir

Deixe um comentário